segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jalapão - Geografia e História


Clima:Existem dois períodos bem definidos no Jalapão: o chuvoso (outubro a abril) e seco (maio a setembro). A melhor época é a da seca, pois as estradas ficam em melhores condições e as águas do Rio Novo ficam mais baixas, facilitando a prática do rafting. A temperatura média da região é de 30ºC. VegetaçãoA qualidade do solo do Jalapão é bastante baixa, o que acaba por ajudar o local a se preservar. Grande parte da região é cercada pela campina e pelo cerrado ralo. É possível encontrar alguns trechos de mata junto aos rios. RelevoAcredita-se que há 350 milhões de anos o Jalapão foi o fundo de um oceano. Esta crença é devido à forma de relevo existente e a presença de dunas e muita areia no meio do Brasil. O relevo do Jalapão lembra a paisagem de grandes desertos. Formado por chapadas e canyons de origem sedimentar, essa é uma das mais exóticas paisagens brasileiras, além de ser diversificada com teias de rios , riachos e ribeirões, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões. História e CulturaEssa região é uma das menores densidade do Brasil, uma média de um habitante por quilometro quadrado. A região começou a ser ocupada em 1863 por nordestinos que tentavam fugir da seca. Em Mateiros existe uma comunidade negra (os mumbucas), que se formou de ex-escravos vindos do norte da Bahia. Devido ao solo ruim a principal atividade econômica da região é a pecuária. Ultimamente o governo de Tocantins tem dado mais atenção ao Jalapão, investindo principalmente no seu potencial ecoturístico.
Localização e Acesso: Municípios deste destinoLagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do JalapãoComo chegarPara quem vem de São Paulo o melhor caminho é seguir pela SP-310 até São José do Rio Preto. Depois siga pela BR-153 até Goiânia. De lá pegue a BR-060 até Anápolis e de novo a BR-153 para chegar a Palmas. De Palmas, siga pela TO-050 em direção a Porto Nacional. Rode mais 132 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins. A partir de Ponte Alta as estradas são de terra e bastante precárias. Quem sai do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 até Brasília. Depois pegue a BR-070 até a BR-153 e siga para Palmas. A partir desse trecho o caminho é o mesmo de quem vem de São Paulo. Para quem quiser ir de avião até Palmas a companhia aérea que opera é a TAM. Distâncias das capitais- São Paulo (SP): 2229 km- Rio de Janeiro (RJ): 2380 km- Belo Horizonte (MG): 1663 km- Brasília (DF): 820 km- Salvador (BA): 1727 km- Porto Alegre (RS): 2747 kmAeroporto mais próximoPalmas
O que levar? - O que levarBoné
Cantil
Frutas
Lanches
Lanterna
Máquina fotográfica
Mochila pequena
Protetor solar
Repelente
Roupas para banho
Tênis confortável para caminhada Consulte nossa seção check list para imprimir uma lista com os itens que você deseja levar, clique aqui! Dicas EspeciaisO último posto de gasolina fica em Ponte Alta e Novo Acordo, então vale a pena levar gasolina extra. É recomendável vacinar-se contra febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. HospedagemPara conhecer bem o Jalapão é preciso estar disposto a fazer o camping selvagem. Em Ponte Alta existe um hotel que acomoda o turista. É normal que os moradores da região aluguem algumas de suas camas para os aventureiros. Consulte o nosso guia de hospedagens para esta região, clique aqui! AlimentaçãoHá pouquíssimas opções de lugares para comer no Jalapão. Os moradores podem fazer uma comida para os turistas a ser negociada. O mais garantido é ir bem abastecido de mantimentos.

Nenhum comentário: