quarta-feira, 30 de julho de 2008

Viagem ao Jalapão (K.Kampus)


Viagem ao Jalapão.


A viagem ao Jalapão –To , é um projeto de quase 2 anos , aguardando as condições na qual a intenção torna-se inadiavelmente um gesto, a atitude. Após um aprendizado em viagens longas e trilhas fora-de-estrada em um 4x4 , pesquisas sobre o lugar, troca de experiências com jipeiros do país, e a vontade latejando num peito vibrante e aventureiro, surge agora o momento de realizar a viagem.
Nesse intervalo de tempo, fui em vários outros lugares encantadores; surgiu um projeto de um livro sobre um viajante; meu cunhado virou jipeiro, meu irmão foi morar em Carolina (no meio do caminho); nós planejamos e equipamos os carros.
Eu sairei de São Luis , com a intenção de encontrar com Walland em Riachao, e aí ver o poço azul, as cachoeiras, e uma cratera de 4,5km de diâmetro, feita por um meteoro. Depois rumarei para cidade de Carolina (também nome da minha filha) , e farei um passeio pelas belas cachoeiras, lembrando: quem não conhece “Pedra Caída”... ainda não está vivo! Depois atravessarei o Rio Tocantins até Filadélfia no estado do mesmo nome, onde pretendo conhecer a maior floresta fossilizada do mundo. Daí então é seguir para Palmas-To , onde encontrarei com Mauro Renato (meu cunhado) , que virá do Rio de Janeiro em seu jipe.

K.Kampus

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jalapão - Geografia e História


Clima:Existem dois períodos bem definidos no Jalapão: o chuvoso (outubro a abril) e seco (maio a setembro). A melhor época é a da seca, pois as estradas ficam em melhores condições e as águas do Rio Novo ficam mais baixas, facilitando a prática do rafting. A temperatura média da região é de 30ºC. VegetaçãoA qualidade do solo do Jalapão é bastante baixa, o que acaba por ajudar o local a se preservar. Grande parte da região é cercada pela campina e pelo cerrado ralo. É possível encontrar alguns trechos de mata junto aos rios. RelevoAcredita-se que há 350 milhões de anos o Jalapão foi o fundo de um oceano. Esta crença é devido à forma de relevo existente e a presença de dunas e muita areia no meio do Brasil. O relevo do Jalapão lembra a paisagem de grandes desertos. Formado por chapadas e canyons de origem sedimentar, essa é uma das mais exóticas paisagens brasileiras, além de ser diversificada com teias de rios , riachos e ribeirões, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões. História e CulturaEssa região é uma das menores densidade do Brasil, uma média de um habitante por quilometro quadrado. A região começou a ser ocupada em 1863 por nordestinos que tentavam fugir da seca. Em Mateiros existe uma comunidade negra (os mumbucas), que se formou de ex-escravos vindos do norte da Bahia. Devido ao solo ruim a principal atividade econômica da região é a pecuária. Ultimamente o governo de Tocantins tem dado mais atenção ao Jalapão, investindo principalmente no seu potencial ecoturístico.
Localização e Acesso: Municípios deste destinoLagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do JalapãoComo chegarPara quem vem de São Paulo o melhor caminho é seguir pela SP-310 até São José do Rio Preto. Depois siga pela BR-153 até Goiânia. De lá pegue a BR-060 até Anápolis e de novo a BR-153 para chegar a Palmas. De Palmas, siga pela TO-050 em direção a Porto Nacional. Rode mais 132 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins. A partir de Ponte Alta as estradas são de terra e bastante precárias. Quem sai do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 até Brasília. Depois pegue a BR-070 até a BR-153 e siga para Palmas. A partir desse trecho o caminho é o mesmo de quem vem de São Paulo. Para quem quiser ir de avião até Palmas a companhia aérea que opera é a TAM. Distâncias das capitais- São Paulo (SP): 2229 km- Rio de Janeiro (RJ): 2380 km- Belo Horizonte (MG): 1663 km- Brasília (DF): 820 km- Salvador (BA): 1727 km- Porto Alegre (RS): 2747 kmAeroporto mais próximoPalmas
O que levar? - O que levarBoné
Cantil
Frutas
Lanches
Lanterna
Máquina fotográfica
Mochila pequena
Protetor solar
Repelente
Roupas para banho
Tênis confortável para caminhada Consulte nossa seção check list para imprimir uma lista com os itens que você deseja levar, clique aqui! Dicas EspeciaisO último posto de gasolina fica em Ponte Alta e Novo Acordo, então vale a pena levar gasolina extra. É recomendável vacinar-se contra febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. HospedagemPara conhecer bem o Jalapão é preciso estar disposto a fazer o camping selvagem. Em Ponte Alta existe um hotel que acomoda o turista. É normal que os moradores da região aluguem algumas de suas camas para os aventureiros. Consulte o nosso guia de hospedagens para esta região, clique aqui! AlimentaçãoHá pouquíssimas opções de lugares para comer no Jalapão. Os moradores podem fazer uma comida para os turistas a ser negociada. O mais garantido é ir bem abastecido de mantimentos.

Jalapão - Um breve histórico.




Localizado no leste de Tocantins, o Jalapão é um verdadeiro oásis perdido no meio do cerrado. Seu nome se origina de uma planta muito comum da região: a erva jalapa-do-brasil. O grande atrativo e a melhor maneira de conhecer o Jalapão é fazendo o rafting no Rio Novo, que corta boa parte da região. Existem inúmeras atrações naturais como a Cachoeira da Formiga, as dunas de até 40 m e o Fervedouro, um poço de águas borbulhantes. Para conhecer essa região inóspita é preciso ter espírito aventureiro, pois o Jalapão, além de ter uma das densidades demográficas mais baixas do país, não possui quase infra-estrutura para os turistas. Um prato cheio para quem está atrás de grandes emoções. Ouça mais sobre este destinoAtividades relacionadas: Off-Road, Rafting, Trekking ATRAÇÕES
Entre grutas, cachoeiras, dunas e rios o Jalapão oferece inúmeras atrações para o viajante. Gruta de SuçuaparaLocalizada na altura do km 15 da estrada para Mateiros está uma gruta de 15 m de altura e 60 m de comprimento, que forma um cânion com cachoeira. Cachoeira do LajeadoA Cachoeira do Lajeado é um trecho de 25 m composto por degraus formando várias quedas. Para chegar é preciso percorrer 45 km pela estrada para a Fazenda do Chiquinho. Cachoeira do Brejo da CamaSua queda tem apenas 3 m de altura e fica dentro de um buraco. O acesso é pela estrada para Fazenda do Chiquinho (45 km). Cachoeira da VelhaCom cerca de 25 m de altura, essa cachoeira, que tem duas quedas em forma de ferradura, deságua no Rio Novo. Para se chegar a Cachoeira da Velha siga pela estrada para Fazenda Triagro (101 km). DunasÉ possível ver dunas no Jalapão no km 136 da estrada para Mateiros. Elas chegam a alcançar até 40 m de altura e tem a cor alaranjada. FervedouroNesse poço de olho d água a água azul borbulha da areia do fundo. Esse fenômeno acontece, pois essa piscina natural se localiza sobre um lençol freático. A sensação que o turista tem é de flutuar em suas águas. Para chegar até o Fervedouro, basta pegar a estrada para São Félix do Jalapão (192 km). Cachoeira do Rio FormigaDe águas esverdeadas e transparentes esse pequeno rio, perfeito para um banho conta ainda com uma pequena queda. O acesso é pela estrada para São Félix do Jalapão (199 km). Rafting no Rio NovoPara conhecer bem o Rio Novo o ideal é fazer o rafting de quatro dias. O passeio começa na altura da Ponte do Rio Novo, onde as águas são bem calmas. Durante a descida observa-se o cerrado, os chapadões e as matas formadas na beira do rio. O percurso vai ficando cada vez mais emocionante à medida em que se desce o rio. O passeio termina perto da Cachoeira Velha. tividades NoturnasA verdadeira atração da noite é ela mesma. Curtir o céu estrelado ou ouvir os sons da natureza são os principais programas no Jalapão.